MEDIDAS

1

Substituir as embalagens de utilização única por embalagens reutilizáveis.

É possível substituir as embalagens de utilização única por embalagens que possam ser reutilizadas para o fornecimento do produto, por exemplo, embalagens de grupagem ou transporte, tais como caixas ou paletes?

reutilizar-1
2

Segundo uso: utilizar embalagens usadas ou desperdícios de processos de produção para embalar os produtos.

Seria possível dar um segundo uso a embalagens já usadas, por exemplo, reutilizando as embalagens de fornecedores para embalar novos produtos? E utilizar materiais provenientes do fabrico de produtos, por exemplo, serradura ou desperdícios de cartão para proteger novos produtos dentro das caixas?

reutilizar-2
3

Comercializar o produto em embalagens recarregáveis, minimizando a quantidade de material de embalagem necessária para a recarga.

É possível comercializar o produto em embalagens que o consumidor possa reutilizar mais tarde para o mesmo fim através de uma recarga?

reutilizar-3
4

Melhorar as características das embalagens reutilizáveis para prolongar a sua vida útil.

É possível introduzir algumas melhorias na embalagem que permitam aumentar o número de utilizações da embalagem antes de ser considerada um resíduo, por exemplo, aumentando a rotatividade das paletes através da aplicação de reforços?

reutilizar-4

Este conteúdo é uma versão adaptada pela Sociedade Ponto Verde dos documentos originais da ECOEMBES