A Sociedade Ponto Verde enquanto catalisador de conhecimento, promove a elaboração de estudos e projetos que permitam identificar oportunidades e constrangimentos na eficiência e eficácia do SIGRE, bem como suporte à implementação da jornada de identificação do potencial de circularidade nos negócios e/ou serviços dos seus parceiros.
Um crescimento sustentável é feito de conhecimento e inovação que nos conduzam a uma economia circular e de baixo carbono.
A cadeia de valor das embalagens e resíduos de embalagens tem em si um potencial enorme de oportunidades para que a inovação traga simultaneamente ganhos económicos e financeiros.
Faz parte dos processos de inovação a busca por novos paradigmas ou a quebra dos mesmos, com vista a melhorias contínuas.
É por isso que promovemos e apoiamos financeiramente a execução de estudos e projetos de Investigação & Desenvolvimento e Inovação, orientados para uma aposta no crescimento sustentável e economia circular, fatores fundamentais quer para a Sociedade Ponto Verde, enquanto promotor e agregador de inovação, quer para os seus parceiros de atividade.
Apoiamos projetos que garantam a promoção do Crescimento Sustentável
Apoiamos projetos
que promovam
a Economia Circular
Materiais reciclados
Que garantam a produção e a valorização de resíduos de modo a desenvolver novas aplicações dos materiais reciclados com vista a fomentar a sua reincorporação nas cadeias de valor.
Menos desperdício
Que valorizem os materiais atualmente enviados para eliminação.
Circularidade
Assentes nos princípios de circularidade.
Faça o seu registo em myLab e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
Ponto Verde Lab em números
0
Projetos apoiados
0
Entidades já inovaram connosco
0,3
Milhões de euros investidos
Conheça os projetos que apoiámos e que estão a mudar o setor.
Descobrir+I&D: de 1998 a 2016
Um período de Investigação e Desenvolvimento, projeto a projeto.
No âmbito das obrigações decorrentes das licenças atribuídas para a gestão do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, a Sociedade Ponto Verde assumiu, desde o início, o compromisso de prestar apoio técnico e financeiro a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), desenvolvidos pelos parceiros da cadeia de valor do SIGRE.
Para avaliar o resultado de 20 anos de Investigação e Desenvolvimento, a Sociedade Ponto Verde solicitou um estudo ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Através de uma análise retrospetiva, este estudo revelou o contributo da SPV para a inovação no sector dos resíduos em Portugal e o seu impacto, quer no setor, quer na comunidade científica.