FACILITE A VIDA AO CONSUMIDOR

1

Utilize componentes na embalagem facilmente separáveis

Rótulos, tampas ou suportes de diferentes materiais… o ideal será que estes sejam de fácil separação ou com indicação de separação obrigatória para se poder consumir o produto. Ao marcar a sua embalagem com o respetivo símbolo de reciclagem facilitará a sua correta deposição no ecoponto:

Ecoponto
2

Embalagens de grandes dimensões, desdobráveis ou facilmente espalmáveis

Para que caibam nos Ecopontos e seja possível reduzir o seu volume.

embalagem

Embalagens de plástico, metal e ECAL: Diâmetros inferiores a 30 cm

embalagem
Embalagens de papel/cartão: Dimensões inferiores a 1 m x 13 cm.
3

Utilizar materiais compatíveis entre si

A seguir, apresentamos alguns exemplos de incompatibilidade de materiais:

Utilizar materiais compatíveis entre si
4

Utilizar materiais de diferente densidade

Durante os processos de reciclagem de embalagens plásticas é feita uma separação dos materiais por densidade, chamado, decantação. Por este motivo, nos diferentes componentes da embalagem devem utilizar-se materiais com uma densidade diferente da do corpo principal, quando não for possível a utilização do mesmo tipo de material.

densidade
5

Rótulos que não ocupem mais de 2/3 da embalagem

Nas estações de triagem automatizadas, um sistema de separação ótica identifica as embalagens plásticas segundo o respetivo material. Se a superfície visível da embalagem não for superior a 33%, essa identificação poderá ser feita ao segundo o material utilizado, o do rótulo. Se o design da embalagem não permitir respeitar esta superfície visível utilize um rótulo do mesmo material da embalagem ou de um material de densidade diferente.

6

Cor: os tons escuros dificultam a triagem

O preto e as cores muito escuras, que absorvem a totalidade da luz emitida pelos sistemas de separação ótica, impedem a correta identificação do tipo de material da embalagem.

cor

OUTROS ASPETOS A CONSIDERAR PARA MELHORAR AS APLICAÇÕES FINAIS DO PRODUTO RECICLADO

7

As embalagens incolores são preferíveis às coloridas. Embalagens PET: as embalagens translúcidas ou transparentes são preferíveis às opacas

O produto reciclado obtido a partir de embalagens muito coloridas tem menos aplicações finais do que o produto proveniente de embalagens incolores, o que reduz o seu valor de mercado. As embalagens opacas têm uma menor variedade de aplicações finais do que as translúcidas ou transparentes. Além disso, alguns dos aditivos usados para conferir opacidade podem interferir nos processos de fabrico de certos produtos obtidos a partir de PET reciclado.

8

Utilizar tintas não incluídas na Lista de Exclusão de Matérias-Primas para Tintas da EuPIA

Para não contaminar o material reciclado e impedir a sua utilização para o fabrico de determinados produtos, é importante que os componentes das tintas utilizadas na impressão da embalagem e/ou respetivos componentes, não estejam abrangidos pela “Lista de Exclusão de Matérias-Primas para Tintas” da EuPIA – Associação Europeia de Tintas de Impressão.

eupia

A sector of CEPE aisb/
www.eupia.org

9

Utilizar colas solúveis em água a 85 ºC ou colas hot-melt solúveis em meio alcalino

As colas insolúveis são passíveis de incorporar contaminantes no produto final reciclado devido à impossibilidade de os eliminar durante a fase de lavagem do processo de reciclagem.

10

Sempre que possível, evitar a utilização de componentes em silicone ou borracha

Pelas suas características, o silicone por ser de difícil separação e irá permanecer no produto final reciclado, contaminando-o e limitando, desta forma, a sua utilização em certas aplicações.

Este conteúdo é uma versão adaptada pela Sociedade Ponto Verde dos documentos originais da ECOEMBES