Do futuro fazem parte a imprevisibilidade, a esperança e a evolução. Se hoje sabemos que o futuro nos trará sempre surpresas, também sabemos que planear, desenhar, investir e evoluir nos trarão melhores resultados, mais segurança, mais qualidade de vida.
Não estamos sozinhos. Em cada pensamento, ação ou decisão, sabemos que haverá impactos, consequências. Podemos ir sozinhos para irmos mais rápido, mas se queremos ir longe...temos mesmo de ir juntos.
No dia 19 de janeiro, temos encontro marcado, para que todos juntos, possamos ir mais longe. Na cadeia de valor das embalagens, cada interveniente tem um papel essencial para moldar o amanhã, mas reunir cada um dos agentes e interligá-los, é o que nos permitirá revelar um futuro de sucesso.
Contamos consigo?
O futuro das embalagens está em:
Inscrições - Evento online
A Sociedade Ponto Verde está a acompanhar o desenvolvimento da situação pandémica no país e recomendações da DGS acautelando todas as medidas necessárias para assegurar a segurança de todos os convidados e participantes do evento. Qualquer reforço de medidas que venham a implicar ajustes maiores a este evento serão devidamente comunicadas.
9H00
Welcome Coffee
9H30
Abertura
Boas Vindas
António Nogueira Leite
Presidente do Conselho de Administração, Sociedade Ponto Verde
9H40
Acelerar a Economia Circular
António Costa e Silva
Professor, Instituto Superior Técnico
Speedtalks: Ciclo da Embalagem 360º
MODERADOR: Bárbara Silva Coordenadora do Capital Verde do ECO
10H05
Distribuição & Reciclagem
Plácido Albuquerque
Diretor de Economia Circular Portugal, Mercadona
Paulo Serra
Regional Director West - Iberia, Saica Natur
10H30
Produção & Tratamento
Beatriz Guimarães
Sustainability Leader & PMO, Nestlé
Filipa Pantaleão
Direção técnica, EGF - Environmental Global Facilities
10H55
Regulação & Inovação
Cristina Carrola
Vogal do Conselho Diretivo, Agência Portuguesa do Ambiente
Joana Mendonça
Presidente do Conselho de Administração, ANI – Agência Nacional de Inovação
11H20 Coffee Break
11H40
As Embalagens do Futuro
Manuel Tânger
Head of Open Innovation, Beta-i
Fernando Leite
CEO, Lipor
12H10
Q&A
12H30
As políticas públicas colaborativas e o futuro das embalagens
Inês Costa
Secretária de Estado do Ambiente
12H50
Encerramento
Ana Trigo Morais
CEO, Sociedade Ponto Verde

Ana Trigo Morais
CEO,
Sociedade Ponto Verde
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Alta Direção de Empresas pela AESE, Ana Isabel Trigo Morais assumiu em 2018 o cargo de CEO/Administradora Delegada na Sociedade Ponto Verde.

António Costa e Silva
Professor,
Instituto Superior Técnico
António Costa Silva é Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. É gestor, com uma longa carreira no mundo da energia e projetos executados em múltiplos países do mundo: México, Venezuela, Brasil, Argélia, Tunísia, Angola, Rússia, Irão, Arábia Saudita e outros países do Médio Oriente. Foi o autor do documento, pedido pelo governo português: “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”. É o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR.

António Nogueira Leite
Presidente do Conselho de Administração,
Sociedade Ponto Verde
Professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa há 25 anos, António Nogueira Leite é chairman da Sociedade Ponto Verde desde 2017.
Com uma forte ligação ao mundo dos negócios e investimentos, foi Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças no XIV Governo Constitucional.

Beatriz Guimarães
Sustainability Leader & PMO,
Nestlé
Beatriz Lavrador Guimarães concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, no ramo de Energia em 2015.
Em 2021, concluiu a certificação Sustainability Leadership & Corporate Responsibility pela London Business School.
Há 6 anos na Nestlé Portugal, integrou a equipa de Demand & Supply Planning Purina e posteriormente a equipa de Marketing Purina como Purina Corporate Brand Manager e fez parte, entre outros, do projeto de transformação do Campus em Linda-a-Velha.
Assume atualmente a função de Sustainability Leader& PMO na Nestlé Portugal onde tem como objetivo central liderar e acelerar a Sustentabilidade na empresa.

Cristina Carrola
Vogal do Conselho Diretivo,
Agência Portuguesa do Ambiente
Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo de Processos e Indústria e possui uma Pós-Graduação em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Desenvolve e acompanha temas na área do ambiente desde 1994, altura em que iniciou funções de serviço público no Instituto da Água.
Na APA é responsável pelas áreas técnicas dos Resíduos, Licenciamento Ambiental, Laboratório de Referência do Ambiente e respetiva rede regional e economia circular.

Fernando Leite
CEO,
Lipor
Fernando Leite, licenciado em Economia pela Universidade do Porto e uma Graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE Business School (Portugal). Administrador-Delegado da LIPOR desde 1999, Vogal do Conselho de Administração da MAIAMBIENTE, Empresa Municipal de Ambiente do Município da Maia, Vogal da Agência de Energia do Porto, Membro da Direção da AVALER, Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos, Membro do Board da ACR+, Associação Europeia para a Reciclagem, e representante da AVALER junto da CEWEP, Confederação Europeia Entidades Energética Resíduos.

Filipa Panteleão
Direção técnica,
EGF - Environment Global Facilities
Filipa Pantaleão é natural de Lisboa, licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa e realizou um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Filipa Pantaleão iniciou o seu percurso na EGF – Environmental Global Facilities, em 2016, e atualmente é responsável pela Direção Técnica da EGF.
Filipa Pantaleão trabalhou em Concessões Público Privadas de vários setores como o aeroportuário, portuário, rodoviário, energia e resíduos, em vários continentes, na esfera do Grupo Mota-Engil. Conta com experiência internacional no Peru.

Inês dos Santos Costa
Secretária de Estado do Ambiente
Inês dos Santos Costa nasceu em Lisboa em 1979.
Licenciou-se em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico em 2002, concluiu o Mestrado em Políticas de Engenharia e Gestão de Tecnologia e o Doutoramento em Engenharia do Ambiente, ambas no Instituto Superior Técnico, em 2005 e 2011 respetivamente.
Entre 2002 e 2010, desenvolveu trabalho de investigação no IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, sobretudo nas áreas de sustentabilidade empresarial e ecologia industrial. Dentro dessas áreas, desenvolveu trabalho em políticas de ambiente, gestão de resíduos, ecoparques e simbioses industriais.
A partir de 2010, exerceu funções como consultora sénior da 3Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, Lda., onde desenvolveu projetos de gestão sustentável de recursos em diversos setores, nomeadamente com entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos, setor energético, câmaras municipais, entre outros.
Foi adjunta do Ministro do Ambiente e do Ministro do Ambiente e Transição Energética para a área da economia circular, entre 2016 e 2019, no XXI Governo Constitucional.
Atualmente Secretária de Estado do Ambiente.

Joana Mendonça
Presidente do Conselho de Administração,
ANI – Agência Nacional de Inovação

Manuel Tânger
Head of Open Innovation,
Beta i

Paulo Serra
Regional Director West - Iberia,
Saica Natur
Atualmente é Diretor Geral da região Oeste da Ibéria (Portugal e Galiza) na Saica Natur: Multinacional de Gestão de Resíduos e Serviços Ambientais que é uma das quatro áreas de negócio do Grupo Saica: produção de papel reciclado para cartão ondulado (Saica Paper), produção de embalagens de cartão ondulado (Saica Pack), embalagens flexíveis (Saica Flex), e Saica Natur. O Grupo Saica é um dos maiores players europeus no desenvolvimento e produção de papel reciclado para cartão canelado, com uma produção de 3,2 milhões de toneladas de cartão reciclado com mais de 10.000 funcionários em Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Irlanda, Turquia, Luxemburgo e Holanda.
É também Business Angel e Empreendedor com investimentos diretos e em Grupo. Acumula uma experiência de 27 anos em Grande Consumo, dos quais 13 em Espanha, liderando negócio Ibérico, e depois Europeu, baseado em Madrid. Assumiu diferentes posições de liderança em diferentes negócios, bem como diferentes Canais de Retalho, Impulso e On Trade.

Plácido Albuquerque
Diretor de Economia Circular Portugal,
Mercadona
Com mais de 10 anos de experiência profissional na área do ambiente e 7 anos na área do retalho e distribuição, Plácido Albuquerque é atualmente o Diretor de Economia Circular da Mercadona Portugal. Fazendo parte da empresa desde 2017, exerceu anteriormente funções como Diretor de Meio Ambiente.
É formado em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela Faculdade de Ciências do Porto e Mestrado em Tecnologias de Remediação Ambiental. Natural do Porto, vive em Lisboa desde que aceitou o desafio da Mercadona, dividindo grande parte do seu tempo entre Portugal e Espanha.