A

Aditivo Barreira

Aditivo utilizado na embalagem e que impede as transferências de gases, raios UV, humidade, etc. Tem como finalidade salvaguardar a qualidade do produto embalado por maiores períodos de tempo.

Aditivo

Substância adicionada em pequena quantidade aos polímeros para promover a alteração ou preservação de uma ou mais propriedades (cor, barreira, antioxidante, retardantes de chama, etc.)

Análise de Ciclo de Vida (ACV)

A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) consiste em analisar de forma sistemática os impactes ambientais dos produtos (qualquer alteração no Ambiente, tanto adversa como benéfica, global ou parcialmente resultante do produto) em todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração ou síntese das matérias-primas/recursos naturais, passando pela produção, transporte, utilização e destino final dos produtos.

Anel de inviolabilidade

Anel associado à tampa, que garante a inviolabilidade da embalagem.

B

Bloqueadores de Acetaldeído (AA)

O acetaldeído é um composto natural que está presente em certos alimentos, como os citrinos, a fruta madura e o café. Durante o processo de produção de PET, também se produz uma quantidade mínima desta substancia. O sabor intensamente amargo do acetaldeído pode, em certos casos, migrar das paredes da embalagem e alterar o sabor dos produtos, sobretudo de águas minerais. Os bloqueadores de AA reduzem a quantidade de acetaldeído retida no PET, evitando assim que o mesmo altere o sabor do produto embalado.

C

Carbonato de Cálcio ou CaCO3

O carbonato de cálcio (ou calcite, forma natural) é um mineral que pode ser ocasionalmente adicionado como carga inerte em termoplásticos. Este mineral serve para reforçar algumas propriedades do polímero, propriedades de processamento, entre outras qualidades.

Corrente Induzida ou Corrente de Foucault

Corrente produzida por indução electromagnética que, quando aplicada ao alumínio (ou às embalagens de cartão para alimentos líquidos que contêm alumínio), permite a separação destes materiais de um fluxo de resíduos misto.

D

Densidade

A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo ou substância define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo ou substância. A unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³)

E

Embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL)

Embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL): embalagens compostas por cartão (cerca de 75%) , polietileno (cerca de 20%) e, no caso de embalagens assépticas, alumínio (cerca de 5%).

EPS (Poliestireno expandido)

Vulgo esferovite.

Estabilizadores de UV ou ultra-violeta

Aditivos orgânicos que protegem os produtos sensíveis aos raios ultravioleta contra alterações de sabor, odor e/ou cor, em consequência da oxidação causada por raios UV.

EVA (acetato de vinil etileno)

Excelente barreira contra a humidade.

EVOH (álcool de vinil e etileno)

Graças às suas excepcionais propriedades de barreira, o EVOH é utilizado em diversas embalagens de produtos alimentares para impedir as transferências de oxigénio. Como aditivo previne ou reduz a condensação de água na forma de pequenas gotas sobre um filme ou superfície de plástico.

F

FSC – Cadeia de Responsabilidade

O Forest Stewardship Council® (FSC®) é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, internacional e independente. O FSC® foi fundado em 1993 por um grupo constituído por fornecedores e comerciantes de madeira, representantes de organizações ambientais e de associações de direitos humanos e é constituída por três câmaras – económica, ambiental e social.

A Missão do FSC® é promover uma Gestão Florestal Responsável que define os Princípios e Critérios FSC® para uma gestão florestal ambientalmente apropriada, socialmente benéfica e economicamente viável.

O FSC® apoia e promove o desenvolvimento de normas nacionais e regionais de acordo com a sua missão; acredita e monitoriza organismos de certificação que utilizam as normas FSC®.

L

Lista de Exclusão de Matérias-Primas para Tintas da EuPIA

A Lista de Exclusões, elaborada e regularmente atualizada pelo Comité Técnico da EuPIA (European Printing Ink Association), aplica regras para a não utilização de determinadas substâncias, com base em potenciais riscos para a saúde, indo além das restrições de qualquer legislação europeia existente. Mais informação aqui

M

Misturas monocamada

Mistura de um aditivo num material monocamada.

N

Nanocompósito

Partícula inorgânica com um diâmetro nanométrico que pode actuar como barreira no próprio material.

O

OPP (polipropileno orientado)

O OPP é uma variante do polipropileno puro, PP.

P

PA (poliamida)

Polímero que se apresenta geralmente com uma estrutura semicristalina, sendo o nylon o exemplo mais conhecido. A poliamida é muitas vezes usada como material barreira em embalagens de PE ou PET.

PAN (Poliacrilonitrilo)

Polímero obtido a partir da polimerização do nitrilo acrílico (acrilonitrilo). Pode ter forma de fibra ou resina, de acordo com a fabricação.

PE (polietileno)

É um dos tipos de plástico mais comuns sendo, quimicamente, o polímero mais simples. Obtém-se pela polimerização do etileno de que deriva seu nome.

PEAD (polietileno de alta densidade)

Polímero essencialmente utilizado no fabrico de embalagens de uso doméstico, tal como embalagens de champô e detergente de roupa.

PEBD (polietileno de baixa densidade)

Vulgo Filme Plástico.

PEBDL (polietileno linear de baixa densidade)

Utilizado por ex. em sacos de supermercado.

PEFC (Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes)

O Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal, é o maior sistema mundial de certificação florestal. O PEFC, organização internacional, não-governamental, sem fins lucrativos, é uma plataforma para o reconhecimento de esquemas nacionais de certificação, e pretende promover a gestão florestal sustentável, através da adoção de boas práticas na floresta que assegurem que a madeira, a cortiça e os outros produtos florestais não-lenhosos são produzidos de acordo com os melhores padrões éticos, ecológicos e sociais.

Os requisitos para a gestão florestal sustentável em Portugal estão definidos na Norma Portuguesa NP 4406 “Sistemas de gestão florestal sustentável – Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável”.

Com a certificação PEFC, os produtores asseguram, no seu país e no estrangeiro, o reconhecimento de que os seus produtos são provenientes de explorações geridas de forma sustentável, podendo ser comercializados como produtos PEFC.

PEMD (polietileno de média densidade)

Utilizado por ex. em sacos de supermercado.

PEN (Naftalato de polietileno)

Polímero formado por ácido naftaleno dicarboxílico e etilenoglicol, resina semelhante ao PET. Polímero com elevadas propriedades barreira ao ar/gases.

PET (politereftalato de etileno)

Polímero utilizado principalmente no fabrico de garrafas de bebidas (águas, sumos, etc.), embora esteja também presente em produtos de higiene doméstica e embalagens termoformadas.

PET expandido

Filme feito de espuma de politereftalato de etileno (PET) com massa volúmica inferior a 1 g/cm3, que permite que o filme (rótulo) seja separado da garrafa de PET por flutuação durante o processo de reciclagem.

PETG (politereftalato de etileno glicol)

Material com um elevado grau de transparência e extremamente fácil de moldar por acção do calor.

PGA (Ácido poliglicólico)

Película plástica revestida de uma fina camada de alumínio. Essencialmente utilizado em embalagens de produtos alimentares, sacos de batatas fritas, tampas de iogurte, etc. A sua função é impedir a entrada de luz dentro da embalagem. Na reciclagem é separado numa fracção conhecida como Plásticos Mistos.

Plástico aluminizado

Vulgo Filme Plástico.

Plásticos mistos

Mistura de diversos tipos de resíduos de embalagens de plástico de uso comum (usualmente material residual da triagem dos materiais com outras especificações técnicas próprias).

PP (polipropileno)

Polímero utilizado principalmente no fabrico de recipientes, boiões e frascos.

PS (poliestireno)

Polímero resultante da polimerização do monómero de estireno.

PTN (Naftalato de politrimetileno)

Polímero com propriedades barreira ao ar/gases.

PVC (policloreto de vinilo)

Polímero utilizado no fabrico de algumas embalagens embora já com pouca expressão neste sector como por ex.:. embalagens de sal fino, embalagens de detergente, blisters utilizados na indústria farmacêutica, etc.

PVDC (cloreto de polivinilideno):

Excelente material de barreira.

R

Removedor de O2

Pequenas saquetas ou etiquetas contendo pó de ferro, colocadas nas embalagens numa atmosfera modificada. Prolongam o prazo de validade dos produtos e melhoram a sua aparência. Destinam-se a absorver, por oxidação, o oxigénio presente na embalagem.

Revestimento por plasma

Tecnologia que torna possível cobrir o interior de uma garrafa de plástico com uma camada muito fina de sílica ou carbono. Esta camada forma uma barreira adicional ao CO2 e ao oxigénio, melhorando a conservação do produto embalado.

RFID

Acrónimo do nome “Radio-Frequency IDentification” em inglês que significa Identificação por Rádio Frequência.

Rótulo Manga Retráctil

Rótulo tipo manga composto por uma membrana termo-retráctil de plástico que reage ao calor adoptando a forma da embalagem, qualquer que seja o desenho. Nalguns casos o rótulo decorativo pode ser de 360º envolvendo todo o comprimento da embalagem e adaptando-se à forma desta, encolhendo quando é aquecida.

S

Selo

Cobertura fina que adere à embalagem (normalmente é uma película retráctil).

Separação por Flutuação

Processo de separação de materiais com diferentes densidades (superiores ou inferiores à do fluído de separação).

T

Termoendurecíveis

Plásticos que endurecem à medida que aumenta a temperatura, contrariamente aos termoplásticos (como o PET ou PEAD). Neste caso a polimerização, antes do processamento na forma final, ocorre através de reacções químicas que conduzem à formação de ligações cruzadas entre as cadeias poliméricas. A polimerização final pode ocorrer por aplicação de calor e pressão ou por acção de um catalizador. Os plásticos termoendurecíveis não podem, portanto, ser tratados juntamente com os termoplásticos.