Sinalética aconselhada nas Embalagens
As embalagens de Alumínio são recicláveis
São consideradas embalagens de Alumínio, latas de bebidas e refrigerantes, de produtos agro-alimentares (conservas) e de comida para animais, aerossóis (latas de produtos de higiene pessoal – lacas, espumas de barbear, desodorizante, entre outros), latas de diversas aplicações (latas de charutos, perfumes, cremes, entre outros) e tabuleiros (usados essencialmente para transporte da chamada «fast-food» e bolos).
Para a reciclagem seletiva do Alumínio também são considerados outros resíduos em Alumínio (que não sejam REEE ou componentes dos mesmos), como por exemplo, utensílios de cozinha e perfis de Alumínio.
Sinalética aconselhada nas Embalagens
ASPETOS A TER EM CONTA PARA OTIMIZAR A RECICLAGEM:
- Evitar a adição de componentes que não o alumínio, pois estes poderão reduzir a eficácia da triagem das embalagens efetuada através da corrente de Foucault.
- Uma quantidade excessiva de outros elementos para além do Alumínio pode levar ao incumprimento das especificações do reciclador e reduzir a qualidade do processo de reciclagem.
- Se não for possível evitar a adição de um componente diferente do Alumínio, este deverá ser completamente destacável ou, pelo menos, a superfície colada deverá ser limitada ao mínimo indispensável.
NÃO SÃO RECICLÁVEIS NO FLUXO DAS EMBALAGENS DE ALUMÍNIO:
- Plásticos metalizados, mesmo que laminados com Alumínio;
- Outros contaminantes como matéria orgânica aderente, metais ferrosos, plástico, vidro, cartão complexo, têxteis, entre outros.