Minimize o impacto ambiental das suas embalagens através da prevenção e do conceito projetar para reciclagem, tornando as embalagens mais fáceis de reciclar.
Os consumidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais e mais exigentes nas escolhas que fazem, procurando cada vez mais produtos que incorporem, em todo o seu ciclo de vida, aspetos que minimizem os seus impactes ambientais.
O ciclo de vida de um produto é constituído por um conjunto de 5 fases:

Matérias-Primas

Produção

Distribuição

Utilização

Fim de Vida
Em todas estas fases é possível intervir de forma a minimizar os impactes ambientais do produto, nunca esquecendo que num produto embalado há que considerar todas estas fases também relativamente à sua embalagem.
O pack4Recycling é uma ferramenta que tem a finalidade de auxiliar os intervenientes na fase de conceção de novas embalagens na tomada de decisões que permitam minimizar os impactes ambientais destas na fase de fim de vida, nomeadamente através do aumento da reciclabilidade das mesmas.
Com o apoio do pack4recycling vai poder projetar para reciclar!
No âmbito do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) são inúmeras as embalagens domésticas que podem, potencialmente, evoluir no sentido de serem mais recicláveis.
As embalagens domésticas podem ser classificadas como aquelas que contêm produtos destinados ao mercado doméstico e canal HORECA/catering.
Para mais informações consulte as Especificações Técnicas dos diferentes materiais que estão disponíveis em Especificações Técnicas.
Para que seja possível otimizar a reciclagem dos resíduos de embalagens que são produzidos, é necessário ter em consideração que em Portugal, a Sociedade Ponto Verde retoma resíduos de embalagens domésticas dos seguintes materiais:
- Papel/cartão
- Vidro
- Plástico
- Aço
- Alumínio
- Cartão para alimentos líquidos (ECAL)
- Madeira
A reciclagem de um determinado fluxo de embalagens, está diretamente dependente do cumprimento dos seguintes requisitos:
- Dispor de empresas de reciclagem sustentáveis e de uma procura constante dos materiais em causa;
- Dispor de quantidades suficientes do material em causa;
- Poder transmitir aos cidadãos uma mensagem simples e constante relativa à separação das embalagens;
- Garantir que o sistema é o mais eficiente possível do ponto de vista financeiro e ambiental, ou seja, sustentável.
Ao projetar para reciclar, está não só a contribuir para uma economia mais circular, reduzindo o impacto ambiental das suas embalagens, mas também a reduzir custos para a sua empresa!
Entre outros valores, poderá reduzir o montante de Valor Ponto Verde a pagar pela gestão das suas embalagens. Este valor é apurado em função do peso, quantidade e do material de que são feitas as suas embalagens, assim como da compatibilidade destas com os sistemas de reciclagem.
Saiba mais aqui e aqui.
É importante ter em consideração que as informações contidas neste site têm em conta a realidade atual em Portugal e a indústria de reciclagem existente na Europa. Assim, os dados podem sofrer alterações em função da evolução tecnológica e das tendências nos mercados das matérias-primas secundárias. A reciclabilidade das embalagens também pode, por esse motivo, sofrer uma evolução.