A Sociedade Ponto Verde, enquanto catalisador de conhecimento, promove a elaboração de estudos e projetos que permitam identificar e melhorar o desempenho económico, ambiental e social do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).
Estudos

Estudo piloto de Recolha Seletiva Rolhas de Cortiça
Este estudo, como continuidade dos trabalhos já desenvolvidos no Estudo da análise viabilidade de recolha seletiva de “outros materiais” de embalagem, pretende aprofundar a análise da viabilidade técnica, económica e ambiental da recolha seletiva de rolhas de cortiça em Portugal, com vista à valorização deste material, através da sua deposição nos ecopontos verdes e encaminhamento para os recicladores de vidro, que assegurarão a separação das rolhas para posterior envio para as unidades de reciclagem de cortiça.

Estudo da Cadeia de valor do vidro no contexto de economia circular
O estudo elaborado para a SPV e AIVE, apresenta diferentes cenários de modelos de gestão, e confirma que a melhoria do desempenho do SIGRE no alcance das metas para o material vidro entre 2025 e 2030, apresenta viabilidade económica, financeira e ambiental, mediante a adoção de medidas incrementais de aumento de quantidades e nível de serviço dos sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU).

Estudo Reciclagem de Embalagens de Plástico Misto provenientes de TMB
Este projeto tem o objetivo de avaliar a viabilidade da criação, no âmbito do SIGRE, da fração das embalagens de plástico misto provenientes de TMB, bem como da proposta de especificações técnicas a adotar. Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito das sinergias entre Entidades gestoras do SIGRE.

Embalagem do Futuro® | + Ecológica + Digital + Inclusiva
A Agenda Verde para a Inovação Empresarial “Embalagem do Futuro®” visa investigar, desenvolver, produzir e comercializar à escala global soluções de embalagens mais ecológicas, digitais e inclusivas contribuindo para a especialização do perfil produtivo das empresas que atuam no setor das embalagens.

Estudo: práticas e representações sobre resíduos e reciclagem
Com um foco específico nas embalagens e no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a Sociedade Ponto Verde e o ICS-ULisboa dão-lhe conhecer as práticas, representações e atitudes da população portuguesa face aos Resíduos Urbanos, a sua disposição para as mudanças que o futuro poderá trazer ao sistema e disponibilidade para novos quadros de medidas que se avizinham.

Estudo da análise viabilidade de recolha seletiva de “outros materiais” de embalagem
Avaliação da viabilidade do ponto de vista técnico e as implicações de natureza económica e ambiental, da implementação da recolha seletiva, triagem e valorização por reciclagem para os “outros materiais” de embalagens declarados à entidade gestora.

OceanWise – reducing EPS marine litter in the north east atlantic cofinanciado pelo Interreg Atlantic Area
Este projeto teve início em janeiro de 2018 e tem a duração prevista de 36 meses, tendo, devido à pandemia COVID-19, sido alargado o prazo de execução por mais 12 meses. É um projeto coordenado pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), tem um total de 13 parceiros de 5 países –Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido. Os objetivos passam por desenvolver medidas de longo prazo para reduzir o impacto dos produtos de Poliestireno Expandido e Extrudido(EPS/XPS) como lixo marinho no nordeste do Oceano Atlântico.
Impulsionados pela Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) e pelo Plano de Ação Regional para o Lixo Marinho da Convenção OSPAR, o objetivo é apresentar as melhores soluções e resultados para impulsionar políticas e as melhores práticas mais sustentáveis. Com base em princípios de eficiência de recursos, métodos participativos e princípios de economia circular, pretende-se através do projeto gerar recomendações para políticas públicas, bem como identificar novas e melhores práticas, relacionadas com o uso, a produção, a reciclagem e a captação de EPS/ XPS após a sua utilização.
I&D: de 1998 a 2016
Um período de Investigação e Desenvolvimento, projeto a projeto.
No âmbito das obrigações decorrentes das licenças atribuídas para a gestão do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, a Sociedade Ponto Verde assumiu, desde o início, o compromisso de prestar apoio técnico e financeiro a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), desenvolvidos pelos parceiros da cadeia de valor do SIGRE.
Para avaliar o resultado de 20 anos de Investigação e Desenvolvimento, a Sociedade Ponto Verde solicitou um estudo ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Através de uma análise retrospetiva, este estudo revelou o contributo da SPV para a inovação no sector dos resíduos em Portugal e o seu impacto, quer no setor, quer na comunidade científica.